Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Qua | 25.04.12

Orçamento mensal: como elaborar e poupar

Em 2010 quando comecei a trabalhar queria comprar uma nova objectiva para a minha máquina fotográfica e por isso, decidi que tinha de poupar algum dinheiro. Na altura ganhava um ordenado baixinho mas, às vezes conseguia fazer uns trabalhos extra e então comecei a fazer um orçamento das minhas despesas, todos os meses e foi dessa forma que consegui pôr algum dinheiro de parte. Foi num tempo em que a minha renda de casa tinha as despesas todas incluídas, era o valor do meu ordenado. O que me valiam eram os extras, que me pagavam o passe e as outras despesas. Entretanto arranjei um segundo emprego, depois perdi os dois e então foi necessário ser ainda mais regrada com o orçamento. Infelizmente, não tive direito a fundo de desemprego porque num dos trabalhos estive sempre a recibos verdes e no outro trabalhei menos de um ano. O que me tem valido desde então, foi tudo o que poupei nessa altura e às vezes aparecem uns trabalhos pontuais.

 

Aqui, fica a minha tabela orçamental para terem uma ideia de como podem fazer o vosso orçamento. Para desta tabela, aponto todos os gastos que faço pois assim, consigo saber mais ou o valor que vou gastar no mês seguinte.

 

Tabela Orçamental

 

Renda de casa Valor fixo
Propinas Valor fixo
Passe Valor fixo
Telemóvel Valor fixo
Internet / Telefone Valor variável 
Água Valor variável
Luz Valor variável
Gás Valor variável 
Comida Valor variável 
Outros gastos Valor variável 

 

Para quem já tiver algum dinheiro de parte, ponham-no a render. Para isso, podem consultar os vossos bancos e informarem-se dos depósitos a prazo. Eu já tive vários de 3 meses com o valor mais baixo sendo que, no meu banco dá-me um lucro de cerca de 4,17 euros. Eu sei que é pouco mas, de borla é melhor que nada. Existem também outras contas poupança com um valor mínimo de 250 euros e possíveis reforços de um mínimo de 10 euros mas, esses ainda não experimentei. Já agora leiam este artigo que  também é interessante.

 

Devem ainda pensar como rentabilizar as vossas despesas, por exemplo, a conta de Internet e Telefone. Eu gasto 21,03 euros por mês e tento que, durante esse mês ganhe e aproveitei coisas que façam esse valor, ou seja, podia gastar esse dinheiro a ir a um concerto ou várias vezes ao cinema, mas se puder fazer isso tudo e ainda conseguir comunicar melhor.

 

Atenção às contas, o pessoal da EDP e da EPAL gosta sempre de arredondar para mais e por isso, convém ter tudo apontado, por exemplo, eu tenho um dossier / pasta só para arquivar as minhas contas, contagens e aproveito para organizar todas as minhas facturas para depois na altura do IRS ser mais fácil e rápido entregar tudo.

 

Podem dar as vossas leituras da EPAL aqui e da EDP aqui. Quanto ao gás não posso ajudar porque eu compro botija, mas aviso-vos já que, se forem buscar vocês à loja é cerca de menos um euro, em casa  o preço de uma botija é 26,50 euros.

 

Para conhecerem outras dicas de poupança consultem este post. 

Graziela

8 comentários

Comentar post