Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Sex | 31.01.14

Garantia Jovem, uma medida que pode vir a ajudar na procura de emprego

 

Recentemente, foi criada a Garantia Jovem, uma media que "aparece como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens." Segundo o seu site oficial, a Garantia Jovem pretende ser "um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.

 

A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego. Mas tem como objectivo dar aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inactividade e o desemprego dos jovens."

 

 

Principais objectivos

 

  • Aumentar as qualificações dos jovens
  • Facilitar a transição para o mercado de trabalho
  • Reduzir o desemprego jovem

 

A quem se destina

  • Menores de 30 anos de idade
  • Jovens que não estão a trabalhar
  • Jovens que não estão a estudar, em formação ou em estágio

 

Em Portugal, a Garantia Jovem vai apoiar os jovens até aos 29 anos (inclusive), que não estão nem a trabalhar nem inseridos no sistema educativo e formativo.

 

O que oferece aos jovens

 

De acordo com as preferências e necessidades de cada jovem, a Garantia Jovem oferece várias oportunidades ao nível da participação em medidas de ensino, formação e emprego. Para além disso, oferece aos participantes orientações no sentido de encontrar uma carreira à sua medida.

 

 

Como funciona

 

A Garantia Jovem em Portugal é desenvolvida de acordo com os seguintes princípios orientadores:

  1. Rápida identificação e activação dos jovens
  2. Trabalho em rede por um conjunto alargado de parceiros ao nível local
  3. Oferta de respostas ajustadas às necessidades

 

Para mais informações consulta o site http://www.garantiajovem.pt/ e a legislação de enquadramento da implementação da Garantia Jovem em Portugal - Resolução de Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro."

Graziela

11 comentários

Comentar post