Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Qua | 28.10.15

Polaroids que duram uma vida

_MG_4044aa.png

Fotos: Graziela Costa 

 

Adoro tirar fotografias e é uma das coisas que me dá mais prazer na vida. Amo aquela adrenalina de sentir o disparo da máquina e guardar um momento para sempre. Aliás, quando era pequena já achava piada a máquinas fotográficas e de tanto brincar com a Kodak da minha mãe acabei por estragá-la. Entretanto, os anos foram passando e eu tive algumas máquinas de plástico, mas nada de grande qualidade, nem que me permitissem fotografar com flash ou controlar fosse o que fosse. Para além disso, tinha aquele típico problema: não ter dinheiro para revelar os rolos, mas quando um dia fui à festa de anos de uma colega de escola, ela mostrou-me a Polaroid que havia recebido de presente e eu fiquei fascinada, pois era mesmo aquilo mesmo que eu precisava, não que aos dez anos tivesse grande noção disso eheheh, isto é, uma máquina que "revelasse" logo as fotografias e que tivesse flash para eu poder tirar fotos à noite. 

 

Nesse dia, quando regressei a casa não conseguia deixar de pensar naquela máquina. E claro tratei logo de "chagar" a cabeça aos meus pais para me oferecerem uma, até porque tinha reparado que eles tinham duas Polaroids à venda na sua loja. No entanto, não obtive uma resposta positiva, pois a máquina custava catorze contos. Ainda assim, eu sou de ideias fixas e durante oito anos pedi aquela máquina, sim porque uma vendeu-se, mas a outra ficou por lá.

 

No dia em que entrei para a faculdade aproveitei para "mandar o barro à parede" e pedir mais uma vez a máquina. Finalmente a resposta foi sim e se vissem a minha cara... acho que só fiquei mais feliz quando me disseram que ia ter um cão! Claro que, alguma coisa tinha de estragar a minha felicidade e meses depois a Polaroid anunciou o fim do fabrico das suas recargas. E agora o que é que eu ia fazer? Não era justo!

 

Bem, tal como a maioria dos proprietários destas máquinas comecei a procurar recargas em todas as lojas e ainda fui conseguindo algumas, mas atualmente só as encontro na internet ou compro as Impossible e dessas eu não gosto tanto até porque são mais caras e as cores não ficam iguais. Aliás, as cores das Fujifilm são muito melhores tanto que, agora fotografo muito mais com a minha Intax Mini 8, só que o formato não é mesmo e para certos projetos ainda continuo a preferir o quadrado da Polaroid. O que me levou a procurar alternativas digitais e recentemente descobri que a Sticky 9, uma plataforma da qual já vos falei aqui antes, que tem uma alternativa parecida, as Retro Prints. Um formato que me permite transformar fotografias digitais em perfeitas réplicas das tradicionais Polaroids e como podem ver pela fotografia abaixo, as diferenças mal se notam, aliás estas até têm uma vantagem: podem ser expostas ao sol, isto porque se tiverem uma Polaroid original num local que apanhe luz solar vão ver que ela vai perdendo a cor. Logo, para grandes males grandes remédios e agora, as minhas Polaroids vão durar uma vida!

 

Já agora, se quiserem ver o meu projeto em Polaroid, cujo mote são as bandas e músicos que eu admiro e que vou encontrando quando vou fotografar concertos e festivais podem faze-lo aqui.

 

_MG_4042aa.png

Graziela