Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Qua | 24.06.20

Restaurantes - Tayybeh

Comida

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026596.jpg

Fotos: Graziela Costa

 

Se não podemos viajar para fora então viajamos cá dentro e a forma mais fácil de o fazer é mesmo gastronomicamente.

 

No sábado passado fui então conhecer o Tayybeh, um restaurante sírio em Moscavide. Nascido do sonho de Ramia e Alan Ghunim, este espaço dá-nos a conhecer um pouco da cultura e gastronomia síria.

 

O ambiente é acolhedor e sinto-nos quase que em casa deste casal de refugiados que vieram para o nosso país na esperança de realizar os seus sonhos.

 

Tecnologicamente avançado ou não fossem Ramia e Alan engenheiros informáticos, os pedidos no Tayybeh já são feitos via tablet. O que nos permite ver toda a informação nutricional dos pratos, o tempo de confeção e claro, o preço. Algo que me pareceu bastante interessante.

 

Decidimos então começar com um trio de entradas: Mutabal, uma pasta de abacate com grão), o tradicional Falafel e Muhammara, uma pasta de pimentos, tomate e nozes que nos deixou a babar. A acompanhar Khoboz (pão sírio), bem quentinho que é como ele sabe bem.

 

Como pratos principais escolhemos Maejuqa, carne picada com queijo sírio, cogumelos, pimentão e cebola a acompanhar com batata assada. Um prato saboroso, mas puxado se abusarem nas entradas. Seguiu-se, Jaj Ahmar, mais conhecido como frango vermelho. Um prato confecionado com sete especiarias sírias, que curiosamente não é picante. A acompanhar arroz com lentilhas. Ambos muito saborosos e muito bem servidos. Tanto que, acabei por trazer o que sobrou para casa (sim, eu não tenho vergonha de trazer quando sobra).

 

Para acompanhar escolhemos limonada com gengibre e sumo de amora. Tão bons que tivemos que nos controlar para não beber tudo antes que os pratos principais chegassem.

 

À sobremesa escolhemos Gelado de rosa de damasco, um gelado simples saboroso, cheio de sabor e com o típico toque do pistácio e Kenaffe, uma sobremesa com queijo doce sírio numa base crocante. Também muito boa, mas que talvez não seja a melhor escolha se tiverem comido muito antes.

 

No final barriguinha cheia e muita conversa porque mesmo já tendo contado a sua história milhares de vezes o Alan e a Ramia têm sempre disponibilidade para a contar mais uma vez e com um sorriso!

 

Foi bom ir ao Tayybeh e tenho a certeza que ainda vai ser melhor voltar!

 

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026589.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026590.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026600.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026607.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026617.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026621.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026622.jpg

Jaj Ahmar (frango vermelho)

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026627.jpg

Gelado de rosa de damasco

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026629.jpg

Kenaffe

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026633.jpg

 

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026591.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026592.jpg

tayybeh_restaurante_lisboa_graziela_costa-026594.jpg

Tayybeh Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Graziela