Aprendi a fazer pastéis de nata na Pastelaria Batalha
Fotos: Graziela Costa e João Batalha
Nos últimos tempos aquilo que mais gozo me tem dado fazer são workshops, cursos e novas experiências. Acima de tudo quero ganhar conhecimento em todas as áreas que puder. Assim, aproveitei um destes fins de semana para ir à Pastelaria Batalha (Lisboa) fazer um workshop de pastéis de nata.
Sendo o mais famoso doce de Lisboa, o pastel de nata à partida seria igual em todas as lojas, mas a verdade é que cada pastelaria e cada pasteleiro tem a sua receita e os seus segredos. Na Pastelaria Batalha, o João ensina-nos a sua forma de confecionar este apetitoso doce.
O workshop começa com uma breve história sobre a receita dos pastéis de nata e como os doces mudaram a vida do João e da sua família, visto que a Pastelaria existe desde 1990. Depois provàmos duas especialidades da casa e a seguir fomos para a cozinha pôr as mãos na massa.
Pesar, mexer, enrolar e untar é coisa que todos fazem durante o workshop, por isso se pensam que não vão "trabalhar" desenganem-se, mas acho que essa é mesmo a piada da coisa. Além disso, é tudo explicado passo a passo, por isso não vão ter dificuldade nenhuma.
No final vão sentir-se super orgulhosos do vosso trabalho e ainda podem provar os três pastéis que fizeram ou levá-los para casa para mimar aqueles que mais gostam. De qualquer forma, também vos é enviada a receita por email para que mais tarde possam voltar a fazer pasteis de nata em casa.
Eu e a minha mãe adorámos a experiência e recomendamos a todos os que queiram passar um bom momento na cozinha, a experimentar. Podem marcar o vosso workshop no Eventbrite ou através do email pasteldenataworkshop@gmail.com. O workshop tem um valor de 55 euros por pessoa e pode ser feito em inglês ou português, mas mesmo que calhem num grupo inglês, o João vai traduzindo (a minha mãe não fala inglês e ele foi-lhe sempre explicando em português).
Agora, deixo-vos algumas fotografias desta tarde divertida.
Duas das especialidades da Pastelaria Batalha
Pesar
A minha mãe com as mãos na massa
E eu na pesagem
Esticar a massa foi para mim o mais difícil
Recheio
Hora de ir ao forno
Tão lindos que eles estão
No final a doce recompensa