Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Seg | 17.02.20

Descobrir Barrancos com o Terras sem Sombra

Lazer

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6411.jpg

Fotos: Graziela Costa

 

Cada vez mais gosto de programas culturais que misturem vários tipos de atividades. Vou regularmente a concertos, a  festivais de verão, ao cinema, ao teatro e a vários tipos de exposições, mas tenho sempre vontade de mais e mais. Assim, quando o Echo Boomer me desafiou a ir fotografar o Terras sem Sombra (um festival que percorre todo o Alentejo), a Barrancos nem pensei duas vezes. Primeiro porque era um festival ao qual nunca tinha ido e segundo porque era uma forma de conhecer um pouco mais do Alentejo.

 

A viagem de três horas e tal custou um pouco, mas mal cheguei a esta pacata vila apaixonei-me logo. Os sorrisos dos que me receberam e as cegonhas que espreitavam o alarido no largo da Igreja denunciavam que ia ser um bom fim de semana e não é que foi mesmo.

 

No primeiro dia, almoçámos na Sociedade Recreativa Artística Barranquense, onde tive a oportunidade de provar as famosas sopas de batata (é uma espécie de caldeirada de bacalhau), depois tivemos uma "aula" de Barranquenho e a seguir um passeio pelas ruas de Barrancos.

 

Visitámos também o Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, um local onde pudemos ver "objetos" encontrados na região e experimentámos as Pinhonates (género de um nougat), um doce tradicional à base de mel, de comer e chorar por mais. Pelo meio ainda tivemos um "concerto" improvisado com um grupo de senhoras bem animadas, mas o melhor ainda estava para vir, pois o jovem violoncelista Pedro Bonet, deu um belo concerto no Cineteatro de Barrancos e é engraçado porque nunca tinha ido a um recital de violoncelo, mas gostei tanto que quero ver se vou a mais. 

 

A noite terminou no Parque de Natureza de Noudar (um local lindo, sobre o qual também vou fazer um post, por isso estejam atentos), uma herdade a 10km de Barrancos onde podemos encontrar todo o sossego que precisamos e ainda uma vista incrível para o castelo de Noudar. Castelo esse que acabei por não visitar, mas no segundo e último dia desta viagem descobrimos um pouco mais sobre o Rio Ardila e toda a biodiversidade envolvente, por isso foi sem dúvida uma experiência que valeu a pena.

 

E sabem o que é melhor no meio disto tudo, todas as atividades (música, biodiversidade e património) do Terras sem Sombra são gratuitas, por isso se tiverem a oportunidade passem por uma das terras onde o festival vai estar Arraiolos, Viana do Alentejo, Beja, Ferreira do Alentejo, Castelo de Vide, Sines, Alter do Chão, Santiago do Cacém e Odemira são os próximos destinos deste festival que só termina em julho.

 

Não percam!

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6428.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6435.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6436.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6449.jpg

Barrancos

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6451.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6452.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6454.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6460.jpg

Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6461.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6463.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6466.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6470.jpg

 

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6480.jpg

Pinhonates

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6482.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6526.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6570.jpg

Pedro Bonet

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6592.jpg

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6652.jpg

Parque de Natureza de Noudar

Terras_Sem_Sombra_Graziela_Costa-6679.jpg

Parque_de_Natureza_de_Noudar-6666.jpg

Parque_de_Natureza_de_Noudar-6686.jpg

Parque_de_Natureza_de_Noudar-6707.jpg

Rio Ardila

Graziela

2 comentários

Comentar post