Guia para visitar as Berlengas
Viagens
Fotos: Graziela Costa
Como a quarentena um dia vai ter de acabar e todos nós vamos poder voltar a passear e a viajar livremente decidi dar-vos ideias para uma futura escapadela: uma idas às Berlengas.
Situado a 5,7 milhas a oeste do cabo Carvoeiro, o arquipélago das Berlengas é um autêntico paraíso em estado natural. Constituído por Berlenga Grande, Ilhas Estelas e Farilhões, só a primeira é aberta a visitas regulares durante os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro.
Para lá chegarem devem apanhar um barco em Peniche, sendo que, existem vários tipos de barcos que fazem esta viagem, nomeadamente as lanchas rápidas e o barco Cabo Avelar Pessoa, onde eu viajei.
A viagem de ida e volta de maio a setembro custa 18 euros e dura cerca de uma hora. Costuma ser agitada, pelo que, aconselho-vos a tomarem um comprimido para o enjoo (eu tomei na ida e na volta para nem arriscar).
Existem vários horários, mas o que eu aconselho é irem às 9h30 e voltar às 18h. Dessa forma conseguem ter tempo para ver a ilha com calma e fazer algumas atividades.
Aconselho-vos uma caminhada com observação de aves, uma visita ao Farol Duque de Bragança (visitável às quartas-feiras por marcação), às grutas, ao Forte de São João Batista (que infelizmente eu não tive a oportunidade de visitar), um batismo de mergulho (uma experiência incrível, valeu a pena o ataque de ansiedade que tive antes de entrar para a água) e claro, um banho de mar na "pequena" praia com água cristalina.
Claro que, tudo o que é bom acaba e à partida no máximo às 18h têm de estar a apanhar o barco de volta a Peniche. No entanto, podem dormir no Forte de São João Batista, no Pavilhão Mar e Sol ou no Parque de Campismo das Berlengas. Já sabem é que têm de levar tudo convosco e lá também também não existem multibancos, por isso se quiserem consumir alguma coisa no Forte, no Restaurante ou no Mini-Mercado Castelinho têm de pagar em dinheiro.
Em suma: Vão estar mesmo no paraíso, como tal têm de se adaptar às condições e respeitar as regras.
Nota: Levem calçado confortável, água, boné, um casaco (o tempo muda facilmente), comida e saco para o lixo. Não vamos poluir a ilha!
O barco mais pequeno que vi até hoje
Vão ver muitas gaivotas
Praia Grande
Mais uma enseada
Farol Duque de Bragança
Vista para o Bairro dos Pescadores
Praia Grande
Castelinho
Forte de São João Batista
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram