Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Ter | 18.11.14

Menu Encontro Atlântico de Sabores: uma fusão luso-brasileira bem sucedida

Via_Graca_Graziela_Costa-2236.jpg

  Fotos: Graziela Costa

 

Eu gosto de comer bem e acho que às vezes mais vale gastar mais um pouco numa boa experiência, do comer barato mas mal e, por isso ao longo dos últimos dois anos tenho vindo a experimentar novos restaurantes e novos estilos gastronómicos. Também, a minha adesão ao Zomato veio alimentar a minha curiosidade para descobrir novos restaurantes. Na passada quinta feira, fui convidada para experimentar o Menu de Degustação de oito pratos do Chef português João Bandeira e do Chef brasileiro Pablo Oazen. Um menu resultante do cruzamento dos sabores portugueses com os do Brasil e que pode ser apreciado no Restaurante Via Graça até dia 23 de Novembro.

 

Confesso que esta foi a primeira vez que fui ao Via Graça e adorei: a vista é fantástica (como podem ver pelas imagens, mesmo num dia de chuva, este restaurante tem uma das melhores vistas sobre Lisboa), o espaço está bem decorado e o atendimento é muito bom. 

Via_Graca_Graziela_Costa-2231.jpg

Via_Graca_Graziela_Costa-2224.jpg

Via_Graca_Graziela_Costa-2229.jpg

Via_Graca_Graziela_Costa-2139.jpg

Quando vamos a um restaurante, raramente vemos os chefs e uma das coisas que mais gostei nesta experiência, foi o facto de os dois chefs estarem presentes para nos explicarem como criaram e confeccionaram os pratos. Neste caso, é uma experiência que todos os clientes vão poder usufruir, pois eles fazem questão de proporcionar este momento a todos os que vão degustem deste menu.

 

Comecei a minha refeição com uns snacks bem deliciosos.

Via_Graca_Graziela_Costa-2141.jpg

Caviar de quiabo, ketchup mineiro (goiabada em vez de tomate), queijo da ilha panado e frango frito. 

Finalmente, encontrei um caviar que gosto, mas também não é de estranhar porque o quiabo não é um peixe. Eheheheh

Via_Graca_Graziela_Costa-2143.jpgCaipi Nitro

Beber uma caipirinha é sempre agradável, mas em versão gelado ainda é mais giro, até porque o aspecto é tão apelativo que dá vontade de comer mais do que uma.

Via_Graca_Graziela_Costa-2145.jpg

 Pão de queijo e presunto pata negra

Desde que conheci o pão de queijo que sou fã, mas por acaso nunca tinha experimentado com presunto e é fantástico. Eu não resisti e repeti várias vezes.

Via_Graca_Graziela_Costa-2170.jpg

 Dona Maria 2013, provavelmente o melhor vinho rosé que bebi nos últimos tempos.

Via_Graca_Graziela_Costa-2156.jpg

Vieiras coradas, ar de caril e crumble de morcela

Gostei do crumble de morcela e do ar de caril, as vieiras não gostei muito porque eu gosto de tudo muito bem passado (peixe, carne, ovos, etc). Nunca tinha experimentado uma espuma e deixa uma sensação na boca bastante agradável. 

Via_Graca_Graziela_Costa-2159.jpg

 Terrina de rabada, castanhas brasileiras e espuma de tubérculos

Tudo neste prato é agradável! A espuma de tubérculos tem uma textura super macia, as castanhas dão um crocante ao prato provocando-nos diversas sensações e rabada tem um tempero muito muito saboroso.

Via_Graca_Graziela_Costa-2167.jpg

Via_Graca_Graziela_Costa-2174.jpg

Via_Graca_Graziela_Costa-2181.jpg

 Peixe do dia (neste caso, garoupa), puré de bananas caramelizadas e quiabos tostados

Normalmente, sou uma pessoa mais de carne, mas curiosamente os pratos que mais gostei deste menu foram os pratos de peixe. Tanto a garoupa como o bacalhau estavam mesmo no ponto e tanto o puré de banana como a mousseline de cítricos e verduras faziam com que sabor dos peixes sobressaísse ainda mais na boca. Foram sem dúvida, as duas propostas que mais me agradaram.

Via_Graca_Graziela_Costa-2184.jpg

Bacalhau confitado em azeite e conhaque, mousseline de cítricos e verduras

Via_Graca_Graziela_Costa-2191.jpg

 Abacate – Limão – Cachaça (para limpar o palato)

Não acho que tenha limpado muito o palato, mas soube bem.

Via_Graca_Graziela_Costa-2200.jpg

 Pato, cuscuz de canjiquinha e tucupi

Desde pequena que não gosto muito de pato, mas ainda assim provei este prato. A carne esta saborosa, mas que gostei mais foi do cuscuz de canjiquinha e o molho de tucupi.

Via_Graca_Graziela_Costa-2168.jpg

Via_Graca_Graziela_Costa-2205.jpg

Fusão de caça (perdiz, faisão, lebre, javali) com a agressividade dos picles de legumes

As carnes desta empada estavam deliciosas e bem macias, o que ajuda bastante pois o picles são realmente agressivos. O problema deste prato, é que nesta altura já estamos tão "cheios" que acabamos por não o apreciar como devíamos.

Via_Graca_Graziela_Costa-2210.jpg

Serpa DOP, agrião e abóbora

Gostei do queijo e adorei a abóbora, o agrião acho que não acrescenta nada ao prato em si.

Via_Graca_Graziela_Costa-2216.jpg

 Manga – Coalhada – Mel

Eu adoro manga, mas confesso que nunca tinha experimentado desta forma e adorei (até repetia). Gostei do facto de, quando colocamos uma destas bolinhas de manga na boca ela rebenta e ficamos com um gostinho doce. Também o favo de mel dá um toque especial a esta sobremesa.

Via_Graca_Graziela_Costa-2221.jpg

Depois de estar quase cinco horas à mesa, esta é sem dúvida uma experiência diferente de todas as outras que tive até hoje. Não aconselho é fazer isto ao jantar porque convém terem tempo para caminharem por Alfama e digerirem tudo. Quanto ao restaurante, de certeza que vou voltar, pois tudo me pareceu fantástico e uma vez por outra gastar 60 euros numa refeição acho que é um presente (a nós próprios) que qualquer um de nós merece.

Graziela

3 comentários

Comentar post