Mercantina Bistro 37
Restaurantes
Fotos: Graziela Costa
Lembro-me perfeitamente quando a Mercantina abriu em Alvalade. O Centro Comercial tinha acabado de ser renovado e esta zona começava a chamar à atenção das pessoas. O burburinho à volta do restaurante era imenso e eu estava ansiosa por ir lá. Aliás, passei meses a chatear o meu namorado para irmos lá. No nosso aniversário lá o consegui convencer e lembro-me que na altura adorei, mas ele teve azar com o prato dele. Mais tarde voltei com umas amigas, mas desde então não tive mais oportunidade.
Entretanto, seis anos passaram e o Mercantina já está no Chiado e mais recentemente chegou ao Saldanha. O conceito continua a ser a gastronomia italiana, mas confesso que o Mercantina Bistro 37 foi o que me deixou mais "apaixonada" (vá ainda não fui ao Mercantina Chiado e o de Alvalade já deve ter mudado a carta).
Desde a decoração ao atendimento, tudo foi perfeito, mas pudera eu tive uma oportunidade bem gira, pois a convite do Echo Boomer passei o dia com o chef Diogo Coimbra para fazer uma foto reportagem.
Vi o processo todo desde a chegada da massa à preparação dos ingredientes para as pizzas e as bruschettas. Vi a minha pizza ser feita, ir ao forno e chegar até mim perfeita. Pude fazer as perguntas todas e pude conhecer um pouco mais desta arte que é fazer uma boa pizza.
Provei a Bruschetta Capri, com tomate, mozzarella e pasta de azeitonas pretas, que tinha o mesmo sabor da primeira que provei há tanto tempo atrás, a Pizza Mercantina, com tomate, mozzarella, fiambre, salame picante, cogumelos frescos e parmesão e perdi-me num trio de sobremesas Tiramisú, Crumble de maçã e canela com gelado de baunilha e Brownie de chocolate e frutos secos com gelado de baunilha (este último podia ser um pouco menos doce, mas de resto estava top).
O único ponto fraco foi mesmo ter almoçado sozinha (eu odeio fazer refeições sozinha), mas tudo o resto estava top, por isso acho que tenho mesmo de voltar à Mercantina mais vezes.
Bruschetta Capri
Pizza Mercantina
Brownie de Chocolate, Crumble de maçã e Tiramisú
O chef pizzaolo Diogo Coimbra