Muito Bey
Restaurantes
Fotos: Graziela Costa
Não foi assim há tanto tempo, mas parece que já passou uma eternidade desde que fui almoçar a um restaurante. Hoje recordo um desses bons momentos e escrevo-vos sobre o Muito Bey. Um restaurante libanês situado no Cais do Sodré, em Lisboa.
Com uma decoração simples e moderna, o Muito Bey tem uma atmosfera agradável, uma ementa variada e um staff amigável que está sempre pronto para vos esclarecer qualquer dúvida (ainda que a ementa deles tenha sido uma das que vi mais bem conseguidas nos últimos anos) e dar sugestões.
Desta vez fui acompanhada pela minha mãe e como ela nunca tinha provado comida libanesa foi uma experiência engraçada e bastante diversificada, pois a conselho do staff experimentámos uma série de mezzes frios e quentes.
Poderia dizer-vos para provarem x ou y, mas acho que todos os que provei eram incríveis. O falafel então foi o melhor que comi até hoje e as doses são tão bem servidas que vocês vão sair de lá a rebolar. Deixo-vos uma lista dos mezze frios e quentes que provámos:
- Tabulé (uma mistura de salsa picada, tomate, cebola, raspas de limão, sementes de romã, Bulgur e hortelã, com vinagrete de limão e azeite servida numa folha de couve branca);
- Humus Bi Tahini (uma pasta de grão de bico com Tahini, alho e limão coberta com beignet de grão de bico, salada de ervas e azeite de paprika);
- Mutabal ( uma pasta de beringela assada com Tahini, limão e alho coberta com salada de ervas e geleia de romã);
- Muhammara (uma mistura de nozes e amêndoas, com pimento vermelho, chili, cominho e melaço de romã coberta com cebola, alho, panko crocante e azeite);
- Falafel (croquetes de grão de bico e favas fritos servidos com molho Tarator e pickles de couve caseiros com molho de tomate picante à parte);
- Cheese Baclava (queijo Feta misturado com cebola, salsa e sésamo preto, assados numa massa filo);
Seguiu-se um Mix Skewers, que basicamente é um mix das várias espetadas que eles têm: Chiche Taúk, Lahmé Mechuié & Kafta Batenje (frango marinado com cogumelos, carne da vazia em cubos com sal marinho e pimenta preta esmagada, carne de vaca picada misturada com pimento, cebola, cogumelos e queijos).
Por este andar, a roupa já estava a rebentar pelas costuras e acabámos por pedir para levar um pouco de tudo, mas para a sobremesa tinha de haver espaço.
Provámos então Reze Bi Halib, um pudim de leite com água de rosas e flor de laranjeira coberto por sultanas e massa filo crocante que lembra um pouco o nosso arroz doce e a famosa baclava (massa filo em camadas com nozes picadas, melaço de alfarroba, canela e água de flor de laranjeira coberta por gelado de natas). Uma doce que eu peço sempre que tenho oportunidade e que tal como tudo o resto estava divinal.
Para beber aconselho-vos a experimentar a Leimonada (limonada com hortelã e água de flor de laranjeira), o Jellab (xarope de tâmaras com água de rosas), duas bebidas típicas sem álcool ou então um vinho rosé (Douro - Lua Cheia).
Em suma: DIVINAL!
PS: E se ficaram curiosos podem sempre pedir via Uber Eats ou Bolt Food porque pelo que eu vi as doses são igualmente bem servidas.
Leimonada e vinho rosé (Douro - Lua Cheia)
Tabulé
Muhammara
Falafel
Cheese Baclava
Mutabal
Humus Bi Tahini
Jellab
Chiche Taúk, Lahmé Mechuié & Kafta Batenjen
Baclava
Reze Bi Halib