O bom filho a casa torna: Il Matriciano
Fotos: Graziela Costa
Uma das coisas que mais gosto de fazer é ir jantar fora, principalmente se bem acompanhada. Aproveitando o facto de recentemente, ter voltado ao Il Matriciano para experimentar a sua carta de inverno lembrei-me, que dado o seu ambiente tradicional e intimista, este restaurante seria perfeito para irem no dia dos namorados.
Acolhedor e com uma decoração tipicamente italiana, no Il Matriciano vão sentir-se como num filme de Fellini ou Antonioni, primeiro porque toda a gente fala italiano, segundo porque a música é igualmente italiana e depois há a comida, saborosa e capaz de nos fazer comer um pouco acima daquilo que normalmente estamos habituados, mesmo sabendo que no dia a seguir temos de ir ao ginásio "queimar" as calorias acumuladas.
A primeira vez que fui ao Il Matriciano fui com alguns bloggers que ainda não conhecia muito bem, mas depois de vários jantares juntos, desta vez o ambiente ainda foi mais animado.
Mini-almôndegas em molho de tomate
Começámos a nossa refeição com umas mini-almôndegas em molho de tomate, que acompanham na perfeição com pão saloio ou caseiro. Depois vieram até nós duas bruchettas bem saborosas, ainda que a minha favorita tenha sido a com queijo stracchino e pancetta.
Bruschetta com queijo stracchino e pancetta
Bruschetta com cogumelos porcini (saborosa, mas a faltar ali uma pitada de pimenta preta)
Raviolis queijo ricotta e espinafres
Seguidamente, passámos às tradicionais massas, todas elas caseiras e feitas no Il Matriciano. Destaque para os raviolis com queijo e pimenta preta à romana, que eram super macios, o Fettucine com tomate e salsicha italiana, que estava mesmo no ponto e o Gnocchi, o melhor que já comi.
Gnocchi caseiro
Raviolis com queijo e pimenta preta à romana
Fettucine com tomate e salsicha italiana
Por fim sugiro-vos uma sobremesa diferente: gelados em forma de fruta, oriundos de Salerno (em Itália ) e feitos em exclusivo para o Il Matriciano. De notar que, só existem mesmo neste restaurante e são servidos dentro da própria fruta, ou seja é uma experiência única. Estão disponíveis sabores como banana, castanha, amendoim, morango, figo, ameixa e alperce e o meu favorito foi mesmo o de banana, mas o de dióspiro também era bastante interessante. Assim, se quiserem passar uma noite bem romântica façam uma visita a este restaurante e buon appetito.