O pecado em forma de cartucho
Fotos: Graziela Costa
Vivo em Lisboa há quase seis anos e confesso que o que mais gosto nesta cidade é que todos os dias posso descobrir algo novo: um espaço, um jardim, uma vista diferente e foi assim que descobri "Os Cartuchos do Príncipe", um espaço situado no Entre Tanto, no Príncipe Real.
Fui visitar os Cartuchos do Príncipe num final de tarde e deparei-me com um pequeno recanto cheio de luz e doces que abrem o apetite. Como curiosa que sou, quis logo saber como apareceu este projecto, e pelo que consegui saber, este projecto nasceu da vontade de dois amigos trazerem para a cidade, doces portugueses desconhecidos pela maioria do público.
Mas, o que é o cartucho? É um doce conventual originário da Beira Baixa, mais concretamente Cernache do Bonjardim. É confeccionado à base de ovos e amêndoa de origem portuguesa. Aconselha-se a acompanharem este doce com um chá, por exemplo de erva príncipe (frio no Verão e quente no Inverno).
Pelas fotografias devem estar a imaginar que este doce é uma autêntica bomba calórica, mas com moderação não faz mal a ninguém, pelo contrário até vos vai fazer mais felizes.
Nos Cartuchos do Príncipe podem ainda encontrar outros doces portugueses como os queijinhos do céu, as castanhas doces, o bolo finto ou o folar de Olhão. Para além disso, eles comercializam também compotas artesanais de maçã e canela, de kiwi, etc.
Este espaço está aberto todos os dias entre as 10h e as 20h.
Aconselho uma visita, de preferência bem acompanhados.