Personagens extraordinárias capazes de influenciar uma geração inteira
Algumas personagens ocupam um lugar tão especial na história que se tornam responsáveis por influenciar uma geração inteira, e o mais incrível é que estas personagens não precisam necessariamente de ser reais.
Nesse sentido, muitas vezes o papel da ficção na sociedade é tão importante que dificulta definir o quanto alguns personagens, mesmo que fictícias, conseguem alterar a forma como encaramos o mundo.
Aliás, desde as suas origens que, a indústria do cinema e entretenimento não desiste de adaptar a vida de personagens reais, ou fictícias em diferentes formatos, muitas vezes com impactos tão grandes que influenciam gerações inteiras.
Assim, seja através da adaptação de um romance às salas de cinema, a uma simples forma de entretenimento, muitas personagens onde a indústria se inspira tornaram-se verdadeiros ídolos cujos valores são seguidos por milhares de pessoas que se identificam com as características daquelas personagens, ou ambicionam ter características semelhantes.
Todos possuem algo mágico
No fundo, todas as vidas possuem algo de extraordinário, algo que as torna únicas, mas parece que algumas possuem algo mágico que as faz destacar dos demais, como a Vida extraordinária de Copperfield, lançada no cinema inspirada pelo livro do homónimo de Charles Dickens. Este filme retrata a vida do mágico e ilusionista que influenciou toda uma geração graças aos seus feitos mundialmente famosos, como fazer desaparecer a Estátua da Liberdade, ou atravessar as paredes da Muralha da China.
David Copperfield é um dos “culpados” pelo nascimento de tantos fãs de magia nos anos 80, já Harry Potter é o responsável da geração mais recente, onde a vida de uma personagem fictícia, nascida nos sete romances de J. K. Rowling, rapidamente passou para as salas de cinema num dos maiores sucessos de bilheteira de sempre.
Por outro lado, Harry Potter é uma personagem extraordinária, que cresceu simultaneamente com os seus fãs numa história de magia incrível. Além de ultrapassar os romances para as salas de cinema, ultrapassou ainda as salas de cinema para os jogos de Playstation, Xbox e PC para que os fãs pudessem vestir a pele de Harry Potter e sentirem-se no mundo mágico de Hogwarts.
De facto, a magia é um tema capaz de captar a atenção de muitas pessoas, pois mexe com a imaginação e o desconhecido de cada um, o que é exatamente um dos pontos explorados pela indústria do cinema e do entretenimento, quando adaptam a vida destas personagens.
A grande popularidade da magia explica também por que é que esta é uma temática tantas vezes transportada para outros nichos de mercado com sucesso, como os inúmeros jogos sobre magia, museus dedicados ao tema, parques temáticos e até espetáculos ao vivo de grande sucesso.
A história que também inspira
Além da magia, outro tema que inspirou igualmente muitas adaptações é o Antigo Egito, com grande destaque para uma das personalidades mais marcantes daquela época, a Cleópatra. A rainha do Egito, para além das diversas adaptações ao cinema, como o último filme planeado com a atriz da Mulher Maravilha Gal Gadot, conta ainda com diversas representações. São vários os exemplos, como a slot Book of Cleopatra em sites como o PokerStars Casino, com diversos elementos relacionados com o Antigo Egito, com Cleópatra a ocupar o lugar de elemento principal, ou em jogos como Invincible Cleopatra: Caesar's Dreams em plataformas como o Steam, onde os jogadores ajudam a rainha a salvar seu povo em uma jornada pelo Vale do Nilo.
O detetive mais famoso, mas que nunca existiu
Um pouco como Cleópatra, Sherlock Holmes é outro nome capaz de influenciar um mundo inteiro, com a diferença que o detetive mais famoso do mundo, na verdade, é uma personagem fictícia criada no primeiro livro da série de Sir Arthur Conan Doyle.
O livro “Um estudo em vermelho”, escrito em 1887, serviu de nascimento para um dos mais icónicos detetives. Sherlock Holmes, além de adaptações no cinema, séries e jogos, possui uma influência tão forte ao ponto de praticamente todas as histórias, romances, filmes ou séries feitas até então terem pelo menos uma personagem com as características peculiares do detetive londrino.
Com efeito, esta é a prova que o poder da ficção é verdadeiro e é uma inspiração para muitos autores e criadores.