Receitas rápidas: Atum à bolonhesa
Fotos: Graziela Costa
Este fim de semana decidi fazer um prato que gosto bastante: massa à bolonhesa, mas como não tinha carne picada decidi experimentar com atum e cogumelos.
Espero que gostem do resultado. A mim soube-me bastante bem.
Ingredientes
1 Cebola
Massa esparguete
Polpa de tomate
Azeite
Cogumelos Shiitake (usei ii - shiitake em troncos / shiitake on logs)
2 Latas de atum
Sal (usei Rui Simeão)
Pimenta preta
Orégãos
Água
Preparação
1. Coza o esparguete em água, sal e um fio de azeite até ficar "al dente".
2. Num tacho, leve ao lume a cebola (cortada em pedaços) e o atum. Deixe refogar durante 3 minutos.
3. Tempere com pimenta preta , orégãos e umas gotinhas de Tabasco Red.
5. Quanto já estiver tudo "douradinho" junte os cogumelos partidos em pedaços, a polpa de tomate e mexa.
6. Deixe cozinhar entre 10 a 15 minutos até o molho ficar bem apurado.
7. Depois do esparguete cozido, escorra-o no escorredor.
8. Decore o prato e sirva o queijo à parte (pode usar queijo flamengo já meio seco, que ralaram previamente).
Como já mencionei em cima, nesta receita usei cogumelos Shiitake e, para quem conhece, estes cogumelos são originários do Japão / Coreia, sendo produzidos em troncos de madeira.
Eu conheci estes cogumelos através do Célio do Sweet Gula e fiquei fã do conceito e desta comunidade. A ii - shiitake em troncos / shiitake on logs, nasceu da paixão por este tipo de cogumelos, mas a ideia é passar este amor a mais pessoas. Assim, criaram as iiRMANDADES, isto é grupos de pessoas, que se juntam para comprar cogumelos. É divertido e poupamos dinheiro.
Já agora, deixo-vos o regulamento da iiRMANDADE:
i - Arranja, no mínimo, três iiRMÃOS para criar uma iiRMANDADE (o criador da iiRMANDADE será o nosso iiNTERLOCUTOR e terá algumas benesses…);
ii -Dá um nome à tua iiRMANDADE (exemplo: a iiRMANDADE DO ANEL, se trabalhas numa ourivesaria ou se és o Frodo Baggins);
iii - Encomenda e nós entregamos aí (as encomendas, preços e datas de entrega estarão sujeitas a um regulamento que forneceremos consoante consulta por correio electrónico);
iv - se gostas da ideia, partilha (não queremos iiRMANDADES de pessoas egoístas)
Toda a gente já ouviu falar do Jamie Oliver, um chef britânico, que ao longo dos últimos anos tem tido grande destaque no panorama gastronómico mundial, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ele usa produtos portugueses, nomeadamente: tábuas de cozinha.
Ora essas tábuas, são produzidas pela Gradirripas, Lda., uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém. Esta empresa dedica-se, sobretudo, ao fabrico de caixas em madeira para vinhos e produtos gourmet, bem como à produção de outros artigos em madeira, nomeadamente tábuas de cozinha.
Hoje, mostro-vos aqui algumas dessas tábuas. Tábuas essas, que me vão acompanhar ao longo de muitas receitas. Já agora, elas estão em promoção no site da Goodlife. Aproveitem porque elas são lindas!