Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Seg | 17.03.14

Receitas rápidas: Bucho da Sertã com salada fresca

 Fotos: Graziela Costa

 

Depois de dois fins de semana em que não parei um segundo, pois fui ao Mercado Gourmet, à ModaLisboa, à  BTL (e quem já foi sabe que se perde lá umas boas horas) e à Meia Maratona de Lisboa, ainda não tinha tido tempo para confeccionar receitas novas. Os meus pais vieram finalmente visitar-me e pude desfrutar de alguns miminhos dos papás.

 

O meu pai já não vinha a Lisboa há quase dois anos e meio, e como fez anos recentemente, decidi presenteá-lo com um almoço especial: bucho da Sertã com salada fresca. Deixo-vos aqui a receita.

 

Aproveito também para vos mostrar alguns produtos que trouxe dessas feiras e a verdade é que, cada vez mais me dá gozo conhecer pequenos produtores e produtos feitos com muito amor e dedicação.

 

Ingredientes

1 Bucho DOM Iguarias

1 embalagem de salada Gourmet 175g da Florette

2 copos de Arroz Carolino Bom Sucesso

Azeite al Canet

Molho Yogurt Florette

Sal grosso Rui Simeão

1 cebola

4 copos de água

 

Preparação

 

Arroz branco

1. Parta uma cebola em cubos e leve a refogar num fio de azeite.

2. Acrescente 1 copo de arroz, mexa e deite os dois copos de água.

3. Tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando.

 

Bucho recheado

1. Retire o bucho do plástico, envolva em papel de prata e coloque num tabuleiro.

2. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos.

3. Retire o papel de prata e parta em fatias.

 

Salada

1. Deite a salada numa saladeira.

2. Deite algumas gotas de azeite, molho de yogurt e sirva.

 

 

  

Para temperar a salada e para fazer o refogado do arroz usei azeite al Canet, que provém de azeitonas de oliveiras da região de Alcanede, junto ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

 

Este é um azeite virgem extra proveniente de oliveiras da variedade Galega, cultivadas em terrenos calcários. 

 

O azeite al Canet tem um baixo grau de acidez e as suas características sensoriais: sabor, aroma e cor, são fruto de vários factores, desde a variedade da oliveira, condições edafo-climáticas, maturação do fruto aquando da colheita e processo de extracção.

 

Este azeite pode ser encontrado em feiras como o Mercado Gourmet, mas também pode ser adquirido directamente ao produtor na sua página de Facebook.

 

 

O Bucho recheado é um dos enchidos mais tradicionais da gastronomia beirã e sendo eu da Serra da Estrela já o conheço bem. Os seus ingredientes principais são o frango, o arroz, o pão, a laranja, entre outros.

 

Nesta receita utilizei o DOM Bucho, que já vem cozido, bastando aquecer em forno a 200ºC, embrulhado em prata, aproximadamente durante 20 minutos.

 

Dependendo da região, também o acompanhamento pode variar: na Sertã acompanha com batata frita caseira e salada. Na zona da Guarda costuma acompanhar com batata e legumes cozidos (como grelos de couve ou nabo).

 

  

Para quem nunca provou Bucho, aviso-vos já que a pele também se pode comer e assim tostadinha ainda sabe melhor. Ah, um bucho destes dá para quatro pessoas e às vezes até sobra, como foi no nosso caso. 

 

Este Bucho é da DOM Iguarias e veio do Mercado Gourmet, no Campo Pequeno, mas podem adquirir este produto em diversas lojas em Lisboa e na zona Centro. Podem ver a lista de lojas aqui.

 

 

Recentemente, o Vida de Desempregada ofereceu packs de salada Florette e foi com essas saladas que eu acompanhei esta refeição. Neste caso, utlizei a salada Gourmet, uma mistura original que combina sabor intenso, cores variadas e legumes como a Escarola Frisada, o Radiccio e os Canónigos. E o melhor: já vem lavada, pronta a consumir!

Graziela