Restaurantes - Pitaria
Fotos: Graziela Costa
Depois de uma fantástica experiência na Pizzaria Lisboa fui experimentar mais um restaurante do chef José Avillez, desta feita a Pitaria. Um espaço localizado na baixa de Lisboa, perfeito para um encontro de amigos ou para um take away guloso.
Eu não fui com amigos, fui com a minha mãe e acho que foi uma escolha perfeita, até porque vi lá mais mães e filhas a almoçar, por isso já deu para perceber que é um restaurante para todas as idades.
Como o nome do espaço indica, a especialidade da Pitaria são mesmo as pitas e nós não podíamos deixar de as experimentar mesmo havendo outros pratos na carta. Assim, escolhemos a tradicional Shoarma de Frango (pita com frango grelhado, alface, tomate, pepino, coentros e molho de alho e iogurte) e a Sujuk (pita com salsicha arménia, alface, tomate, cebola roxa, pickles de couve e molho de alho e iogurte). Ambas muito bem confecionadas, mas foi sem dúvida a Sujuk que prendeu a minha atenção graças à sua combinação de sabores única.
Para acompanhar pedimos batata frita com za-atar, batatas fritas tradicionais condimentadas com uma mistura de ervas aromáticas, incluindo sementes de sésamo e coentros. Super estaladiças e ótimas para acompanhar este tipo de refeição.
Em termos de bebidas escolhemos cocktails porque a verdade é que eu gosto sempre de experimentar cocktails de autor e neste caso experimentámos a Pitarinha (caipirinha de kiwi), que foi uma ótima escolha para acompanhar com a Sujuk e o Pitajito (Rum, morangos, alecrim e hortelã-da-ribeira), um cocktail ótimo para terminar a nossa refeição, mas demasiado doce para acompanhar uma Shoarma de Frango.
Por fim, as sobremesas: a tradicional baklava com natas frescas e flor de laranjeira e um gelado de rosas, coco e pistácio, talvez a melhor sobremesa que comi nos últimos anos. Isto porque trabalha vários sentidos do nosso corpo: o paladar porque ao comermos sabe mesmo a rosas e depois deixa na boca esse sabor, ao nariz chega ainda o fantástico cheiro desta flor. Brilhante!
Em suma: Um restaurante a voltar graças ao atendimento rápido, à boa comida e à surpresa da sobremesa.
Um espaço pequeno, mas acolhedor
Influências do médio Oriente
Patarinha
Tudo feito no momento
Nhami!
Pitajito
Cheers
As nossas pitas
Batatas fritas com za-atar
Shoarma de Frango
Sujuk
Gelado de rosas, coco e pistácio
Baklava com natas frescas e flor de laranjeira