Testei o Monsieur Cuisine do Lidl - A minha opinião sobre este robot
Fotos: Graziela Costa
Há muitos anos que quero ter um robot de cozinha, aliás até já assisti a várias demonstrações e apesar de ter ficado bem impressionada, os preços proibitivos afastavam-me sempre. Assim, quando as grandes superfícies começaram a lançar os seus próprios robots de cozinha, o meu desejo fico um pouco mais "concretizável". No entanto, custa-me comprar uma máquina sem experimentar (ainda que já tenha comprado equipamentos dessa forma). Por isso, quando o Lidl me propôs testar o Monsieur Cuisine da Silvercrest fiquei toda feliz.
Devo começar por dizer que uma das razões porque quero ter um robot de cozinha é porque efetivamente a minha cozinha é minúscula, logo ter uma máquina que sirva de liquidificadora, picadora, batedeira, iogurteira e varinha mágica é além de uma significativa poupança de espaço, uma poupança de dinheiro a longo prazo. Digo isto porque recentemente, a minha picadora/liquidificadora avariou e para comprar uma nova não me livro de pagar pelo menos 40 euros. Para além disso, também gostava de ter uma máquina de pão, por isso somando este equipamento e mais outros que possa vir a querer vou acabar por facilmente gastar mais que 249 euros, que é o preço, por exemplo deste Monsieur Cuisine.
Passando à review em si, antes de mais gostaria de deixar claro que, o facto do Lidl me ter emprestado este equipamento não condiciona de forma alguma a minha opinião. Mais, eu não sou uma food blogger avançada, logo usei este robot para coisas que faço no dia a dia porque é assim que pretendo usar uma máquina destas.
Ora, um dos maiores problemas da minha geração não é não facto de não sabermos cozinhar, mas sim muitas vezes não termos tempo para isso... No meu caso, normalmente quando chego a casa a primeira coisa que faço é ligar o pc, depois vou para a cozinha, preparo os alimentos, ligo o fogão e volto para o computador, tudo isto seria normal se eu não me esquecesse regularmente da comida ao lume, o que resulta em inúmeros tachos esturricados e jantares impróprios para consumo.
Ter uma máquina com um temporizador incorporado seria sem dúvida uma mais valia para mim porque assim podia estar descansada que o quando o robot terminasse o que tinha a fazer, apitava e desligava-se. Para além disso, ganhava tempo porque num só recipiente fazia a receita toda, logo não teria tanta louça para lavar. Mas há mais, porque depois existem todas aquelas vantagens habituais num equipamento deste género, que é o facto dele picar, triturar, cozinhar, refogar, misturar, amassar, bater, pesar (a balança não é incorporada, mas pelo menos é no robot, logo não temos de ter mais uma coisa ao lado) e cozer a vapor (inclusive podemos ao mesmo tempo que fazemos outra receita).
Então qual é a grande vantagem do Monsieur Cuisine em relação aos outros ? Bem, eu acho que é mesmo a relação preço/qualidade porque a verdade é que dentro do seu segmento é o robot mais barato do mercado, logo alguém como eu pode mais facilmente adquiri-lo. Para além disso, parece-me robusto, já que em velocidades altas não parece que vai levantar voo e as lâminas parecem-me aguentar alimentos bem duros.
Painel de controlo
Em relação às características técnicas posso dizer-vos que tem:
- Potência: 1000 W (para cozinhar), 800 W (para misturar)
- Temperatura entre 37-130 ºC, em passos de 5 ºC, para um cozinhar com precisão
- Temporizador de 90 minutos
- Balança integrada (até 5 kg) com função de tara (mas, não no copo)
- Visor LCD (para ajustar o tempo, a velocidade, a temperatura e ver a indicação da temperatura atual de cozedura)
- Coze a vapor (através de um acessório para cozinhar a vapor que pode utilizar-se em simultâneo com outros acessórios)
- Pica e tritura (tem lâmina reversível para mexer sem triturar)
- Coze (utilizando a unidade de cozedura para preparar arroz, massa ou legumes)
- Mistura, amassa e bate (com o misturador, logo podem fazer pão e bolos)
- Cozinha e refoga (através do recipiente misturador de 2,2 l)
Com o equipamento vêm ainda incluídos vários acessórios, como por exemplo: uma espátula e dois livros de receitas.
Em suma: Adorei o Monsieur Cuisine porque acho que me ajuda a poupar tempo no dia a dia e ainda me permite fazer pratos que à partida não iria fazer porque não tenho os equipamentos necessários ou paciência para fazer porque as receitas implicam técnicas nas quais não me sinto à vontade. Só tenho pena que tenha do devolver e que em velocidades altas ele faça um pouco de barulho, mas ainda assim é suportável.
Agora, deixo-vos duas sugestões de receitas que testei com o Monsieur Cuisine e espero o vosso feedback.
PS: Podem ver aqui mais uma receita com o Monsieur Cuisine.
Agora as receitas do chef Hernâni Ermida que eu experimentei
Sopa de courgette com alho francês (Entrada)
Ingredientes (para 4 pessoas) - Tempo de preparação: 31 Min.
- 250 g alho francês
- 200 g courgette
- 250 g batatas
- 2 cebolas
- 1 c. sopa azeite
- 7 dl água
- sal
Preparação
1 - Pese e corte a courgette, o alho francês, as cebolas e as batatas grosseiramente, coloque-os no recipiente de mistura juntamente com a água, feche e marque 20 min.| vel. 3| 120 ºC.
2 - Junte o azeite e o sal, tape novamente e triture 1 min.| vel. 3-7 aumentando gradualmente.
Nota: Se o copo ficar muito cheio e a água não cobrir os legumes todos triture 2 segundos na velocidade turbo.
Novilho estufado com cogumelos (Prato Principal)
Ingredientes (para 5 pessoas)
- 500 g jardineira de novilho
- 1 cebola
- 3 dentes de alho (usei negro)
- 4 c. sopa azeite
- 1 lata cogumelos (substitui por cogumelos frescos)
- 1,5 dl vinho branco
- 1 cl caldo de carne (usei em pó)
- sal e pimenta q.b.
- 1 lata tomate (triturado) (substitui por tomate concentrado)
- 2 cenouras
Preparação
1 - Deite a cebola e os alhos para o recipiente de mistura, e ligue 15 seg.| vel. 6. Junte o azeite e marque 10 min. | vel. 2 | 100 ºC.
2 - Junte a carne, o tomate, o vinho e o caldo, tempere com sal e pimenta e marque 45 min.| vel. 1| |100 ºC. Acrescente a cenoura descascada e cortada em rodelas e os cogumelos escorridos e marque mais 20 min.| vel. 1| Inverter sentido de rotação |100 ºC.
3 - Sirva decorado a gosto e acompanhe com massa cozida (fiz à parte porque estava a fazer tudo ao mesmo tempo, mas também podem fazer no robot).