Visita às caves Ramos Pinto - Vila Nova de Gaia
Fotos: Graziela Costa
Com o fim de semana à porta deixo-vos uma sugestão para um belo passeio. Uma visita às caves do vinho do Porto, uma experiência que eu tive a oportunidade de usufruir no dia dos meus anos, mas que só agora consigo partilhar convosco.
Há uns meses atrás preparei algumas receitas com vinho do Porto, o Lágrima da Ramos Pinto e gentilmente eles convidaram-me para uma visita às suas caves. Como fui ao Nos Primavera Sound, aproveitei a viagem e passei também por estas caves para conhecer um pouco da história por trás destes vinhos.
Eu e a Daniela (a minha amiga que me acompanhou nesta visita) chegámos às caves, em Gaia, cerca das 11h da manhã e já tínhamos à nossa espera a Regina, que foi a nossa anfitriã nesta visita ao núcleo museológico da Ramos Pinto.
Ao longo da visita foi-nos mostrado todo o espólio histórico e artístico desta companhia, fundada em 1880 por Adriano Ramos Pinto, que à data da fundação da empresa tinha apenas 21 anos.
Durante a visita tivemos oportunidade de ver alguns dos cartazes publicitários dos vinhos Ramos Pinto, artigos de merchandising (bastante raros para a época), peças de arte e os antigos escritórios.
Para além disso, ficámos a conhecer os diferentes vinhos do Porto, como por exemplo o LBV e o Vintage, cujas uvas ainda são pisadas nos lagares tradicionais. Já os outros vinhos são elaborados no centro de vinificação da Quinta do Bom Retiro e tal como os anteriores vêm para estas caves fazer o seu processo de envelhecimento.
No final da visita tivemos a oportunidade de experimentar dois vinhos do Porto reserva, um tinto e um branco, mas como ainda era cedo e o dia ia ser longo, encomendámos uma tábua de queijos, um autêntico manjar!
As visitas às caves Ramos Pinto (Av. Ramos Pinto, nº 400 - Vila Nova de Gaia ) decorrem de:
Maio > Outubro: 10h às 18h (todos os dias)
Abril: 10h00 às 18h00 (Segunda a Sexta-feira, excepto Feriados)
Novembro > Março: 9h às 17h00 (Segunda a Sexta-feira, excepto Feriados).
Já agora, gostaria de agradecer à minha amiga Daniela por me acompanhar e à Ramos Pinto pelo convite, pois esta era uma experiência pela qual ansiava há muito.
PS: Podem consultar as receitas que fiz com vinhos Ramos Pinto aqui e aqui.