Workshop O Pior Cozinheiro de Portugal com o chef Chakall
Fotos: Graziela Costa
Normalmente, odeio os sábados porque nunca tenho assim nada de interessante para fazer, mas este foi especial porque fui a casa do chef Chakall para fazer um workshop de cozinha. O workshop foi-me oferecido pelo Célio do Sweet Gula, que apesar de ter ganho o passatempo "O Pior Cozinheiro" não podia ir e, por isso, eu decidi aproveitar a oportunidade.
Chegados ao destino eu e mais sete participantes fomos recebidos com um snack de boas vidas pelo Chakall e as representantes da Lactalis e da Président.
Depois passámos mesmo à fase da cozinha e qual não foi o nosso espanto quando ele nos diz que tinhamos 5 minutos para escolher os igredientes para o prato que iriamos cozinhar. Para além disso, o prato deveria conter obrigatoriamente dois ingredientes da Président.
Nesse momento, percebemos que ia ser como no Masterchef, tínhamos de nos desenrascar.
Esta foi a minha receita na primeira fase. Tagliatelle com frango e natas.
Ingredientes
(para 1 pessoa)
3 rolinhos de massa tagliatelle
1 bife de frango
1 cenoura pequena
75ml de natas Président
Algumas folhas de espinafres
4 espargos frescos
Algumas rodelas de Président snack
Pimenta preta qb.
Sal qb.
Manteiga Président
Preparação
1 - Num tacho com água a ferver, adicione uma noz de manteiga e a massa.
2 - Parta a cenoura em bocadinhos grosseiros, arranje os espargos, retire as folhas e escalde em algo quente durante uns minutos.
3 - Parta o frango em bocados. Numa frigideira derreta uma noz de manteiga e deixe cozinhar o frango em lume brando.
4 - Acrescente as natas, a cenoura e os espinafres.
5 - Deixe cozinhar lentamente.
6 - Escorra a água da massa e deite num prato. Por cima deite o frango com natas.
7 - Decore com queijo snack e espargos.
Para a segunda fase passámos quatro participantes e tivemos de reproduzir a receita "Salada Fria de Verão" presente no livro "10 por 10" do Chakall, no entanto tinhamos de dar o nosso toque pessoal e eu em vez de colocar a tangerina em gomos espremi o sumo e coloquei no molho. Para além disso, adicionei manjericão em bocadinhos. Podem ver a receita orginal aqui.
Depois de provarem os quatros pratos, o júri escolheu dois pratos, o meu e o de outra participante. Para desempatar, fizemos uma prova de conhecimentos de queijo (identificar 4 queijos presentes numa mesa) e pronto: ganhei. O prémio foi um cabaz de produtos Président, o livro "10 por 10" do Chakall e uma manhã bem passada.