Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Ter | 01.09.15

Delícias de Goa, uma viagem à Índia mesmo no coração de Lisboa

Delicias_de_goa_pequenas-25.JPG

Fotos: Graziela Costa

 

Quando andava na faculdade tive uma disciplina de "Culturas Linguísticas" e na altura a nossa professora falava muitas vezes de Goa, pois tinha vivido lá e adorava partilhar os seus conhecimentos sobre aquela cultura. Na altura confesso que não liguei muito porque em Aveiro não havia nenhum restaurante de comida Goesa, ou seja só ouvíamos as músicas que ela nos mostrava e eu nem achava muita piada. No entanto, quando me falaram sobre a possibilidade de ir experimentar o Delícias de Goa nem pensei duas vezes. Assim, uma noite destas eu e o meu namorado fomos jantar a este cantinho goês mesmo no coração de Lisboa.

Delicias_de_goa_pequenas-1.JPG

 

Normalmente, o Delícias de Goa costuma ser bastante concorrido, assim marquei o jantar para depois da hora de sair do ginásio, no entanto e apesar de ser tão perto do Fitness Hut perdemos-nos, por isso quando lá chegámos estávamos com medo de "levar nas orelhas", mas pelo contrário, pois à nossa espera estavam o senhor José Paula e o filho Miguel, os proprietários e anfitriões deste espaço, sendo que o Miguel é também responsável pela confeção de alguns dos pratos que se servem neste restaurante.

 

Timidamente pedi para tirar algumas fotos ao espaço, mas como eu sou bastante curiosa e gosto sempre de saber a história dos locais onde vou e o porquê dos artefactos que os decoram pedi algumas informações ao senhor José Paula que prontamente começou a partilhar connosco diversas histórias e informações sobre a cultura e a gastronomia Goesa, que para quem não conhece tem uma história com mais de 450 anos, mas cuja influência portuguesa foi marcante. 

 

No Delícias de Goa para além de encontramos uma decoração que nos ajuda a "viajar" até Goa podemos encontrar também pratos goeses de influência portuguesa, adaptados e desenvolvidos à medida do "paladar europeu". 

 

Agora, partilho convosco as iguarias que experimentámos neste nosso jantar.

Delicias_de_goa_pequenas-2.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-4.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-5.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-6.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-7.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-8.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-9.JPG

Chamuças

 

Iniciámos a nossa refeição com uma entrada tipicamente indiana: chamuças, um "salgadinho" que é para mim é uma perdição, mas confesso que estas devem ter sido mesmo as melhores que comi até hoje porque estavam bem condimentadas e não estavam nada gordurosas, mas sim secas e estaladiças. Perfeitas!

Delicias_de_goa_pequenas-10.JPG

Baji Puris

 

Seguidamente, experimentámos Baji Puris, uma espécie de batatas salteadas com especiarias que eu simplesmente amei, pois lembraram-me umas batatas que a minha tia fazia quando era pequena e eu adorava. Estas são um bocadinho picantes, mas com os bolinhos que podem ver na imagem acima funcionam muito bem. 

Delicias_de_goa_pequenas-12.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-13.JPG

Lassi

 

Para cortar o picante do Baji Puris, o senhor José Paula convidou-nos a experimentar um Lassi, um batido de manga super cremoso, mas que enche muito, pelo que depois já ficámos um pouco cheios para os pratos que vinham a seguir. Ainda assim, podem por exemplo pedi-lo como sobremesa porque de certeza que vos vai cair bem. 

Delicias_de_goa_pequenas-15.JPG

Caril de camarão

 

Finalmente, passámos para os pratos principais e decidimos começar pelo Caril de camarão, uma escolha muito pessoal porque geralmente gosto mais de caril de peixe do que de carne e este estava mesmo no ponto. Para além disso, os camarões eram grandinhos o que é muito bom. A acompanhar um arroz basmati bem sequinho. Nhami!

Delicias_de_goa_pequenas-16.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-18.JPG

Sarapatel

 

Provámos ainda Sarapatel, um prato típicamente português (apesar de eu só o ter descoberto naquele momento), que existe também na gastronomia goesa e brasileira e que é preparado com visceras de porco, cabrito ou borrego. Como este prato tem uma confeção bastante demorada normalmente era apenas cozinhado em dias de festa. Nós provámos ao jantar, mas confesso que este é mesmo um daqueles pratos que tem de ser comido ao almoço pois é bastante pesado.

Delicias_de_goa_pequenas-19.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-17.JPG

Arroz BasmatiDelicias_de_goa_pequenas-20.JPG

Biryani de camarão

 

Depois, já estávamos nós a pensar "ai como vamos ter estômago para as fantásticas sobremesas que estão por descobrir na ementa do Delícias de Goa", o Miguel sugeriu-nos experimentar um pouco de Biryani de camarão e eu pensei "bem, já que estou a dar um pontapé na dieta vamos a isso!" e assim foi. Claro que, ele estava certo e eu o meu namorado adorámos este prato, pena já estarmos tão "cheios". Ainda assim, será um prato a repetir numa próxima visita. 

Delicias_de_goa_pequenas-21.JPG

Gelado de Manga

 

Para o final estava-nos reservado o famoso Gelado de Manga, uma sobremesa sobre a qual já tinha lido em várias reviews deste restaurante e que não me desiludiu. Cremoso e saboroso qb., este gelado tem o nível de doçura certo e um aspeto fantástico.

Delicias_de_goa_pequenas-22.JPG

Delicias_de_goa_pequenas-23.JPG

Bebinca

 

Para terminar em grande, eu e o João dividimos uma fatia de Bebinca. Um bolo de sete camadas que demora seis horas a fazer e que se devora em segundos. O sabor é fantástico, claro e se a fatia fosse maior melhor ainda.

 

Em suma: o Delícias de Goa vale a pena uma visita e se tiverem a sorte de encontrarem o senhor José Paula ainda vão ter direito a uns bons momentos de história e cultura goesa. 

 

PS: Podem ainda ver as minhas últimas reviews no meu perfil do Zomato, por isso toca a espreitar!

Delicias_de_goa_pequenas-24.JPG

Graziela

2 comentários

Comentar post