Cinema de hoje - Assim Nasce Uma Estrela
Bem sei que já "toda a gente" viu e escreveu sobre o "Assim Nasce Uma Estrela", mas eu só vi o filme este fim de semana e apesar de estar há meses a ouvir sua a banda sonora só agora tive esta oportunidade. Claro que, já tinha spoilers sobre muita coisa e os videoclips das músicas dão uma ideia da história (músico decadente conhece jovem aspirante a cantora), mas ver do inicio ao fim é completamente diferente, por isso cá vai a minha opinião sobre o filme e a banda sonora.
Ora, Lady Gaga é mais que uma habitué nestas andanças, visto que é uma excelente cantora e performer (aliás, já escrevi aqui no blog sobre o seu último álbum). No entanto, para mim a grande surpresa foi mesmo Bradley Cooper, que até sabe cantar e encarna o papel de músico country decadente de forma exemplar, e atenção que eu nem sou fã deste ator, mas a postura, o sofrimento e tudo o que eu estou habituada a ver em muitos músicos, visto que fotografo e convivo com pessoas desse meio há muitos anos está lá. Depois há toda aquela atmosfera dos concertos e dos festivais que muito me atrai, até porque o meu grande sonho era ser tour photographer, e que está muito bem representada no filme.
Em relação à história... Bem, não é que seja nova e no meu intimo até eu já sonhei que uma das minhas crushes musicais me levasse consigo e me ajudasse a começar a fotografar músicos por todo o mundo, por isso claro que, fiquei completamente colada ao ecrã, mas no fim de contas acho que o importante é que "Assim Nasce Uma Estrela" mostra que nem tudo são rosas na industria musical: há muita pressão e no final do dia os músicos são seres humanos como os outros... cheios de problemas e fragilidades.
Pelo meio há também uma história de amor e uma cumplicidade artística que me lembrou muito a história de Johnny Cash e June Carter e que resulta em canções excelentes como é o caso de "I'll Never Love Again", que é para mim a melhor música do filme e que está ali num mix entre Whitney Houston e Mariah Carey, "Shallow", que já se tornou um hino, "Black Eyes", "Alibi", com Cooper a dar cartas, a divertida "Look What I Found" e "Always Remember Us This Way", esta última muito a lembrar as próprias músicas do último álbum da Lady Gaga.
Por último, "hi five" para os cameos de Brandie Carlile e Marlon Williams, artista que eu adorei ver no festival Vodafone Paredes de Coura e cujas músicas vocês têm mesmo de ir ouvir.
Posto isto se ainda não viram o filme: vão ver porque vale a pena!
Trailer
Algumas músicas da banda sonora que vocês não podem perder.
"Shallow"
"Look What I Found"
"I'll Never Love Again"
"Always Remember Us This Way"
"Maybe It´s Time"
"Is That Alright?"