Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Ter | 31.10.23

Como cuidar dos dentes dos bebés?

Bebés

pexels-tatiana-syrikova-3934003.jpg

Uma coisa que aprendi desde que fui mãe é que é necessário cuidar dos dentes dos bebés desde o nascimento do primeiro dente.

 

moderdedor_campol.png

A Clara foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses e foi mais ou menos por essa altura que lhe nasceu o primeiro dente. Febre e mau estar à parte, assim que a começámos a sentir mais agitada comprámos-lhe um mordedor para bebé (aliás, vários e é para não caírem no mesmo erro que eu estou a escrever este artigo).

 

Comprámos a clássica girafa Sophie, comprámos o mordedor em forma de cereja da Chicco, mas ela nunca ligou a nenhum desses, o que ela ligava mais eram os mordedores com diferentes relevos e formas, nomeadamente os de silicone como a da imagem abaixo. Além disso, notámos que estes eram bem mais fáceis de lavar e secar do que por exemplo, os de borracha que facilmente ficavam negros.

 

mordedor_coelho.png

dedeira.png

Além de lhe darmos os mordedores começámos também a lavar-lhe os dentes com uma dedeira. Inicialmente era uma gritaria, mas depois lá se habituou. Optámos sempre pelas dedeiras mais clássicas, mas isso obrigava a que fosse sempre eu a lavar-lhe os dentes porque caso não saibam estas dedeiras são bem fininhas e por exemplo, não entravam em nenhum dedo do João. 

escova_borboleta.png

Passado algum tempo e já farta de levar muitas mordidelas passámos para uma escova de dentes infantil (aliás duas porque ela anda sempre com uma extra na mochila de ir à rua). Optámos por uma escova com cerdas macias e que fosse fácil da Clara agarrar (esta da imagem ou a clássica em forma de banana), isto porque ela queria sempre fazer sozinha e mesmo não deixando ela fazer toda a escovagem sozinha sentíamos que era um ritual que era mais fácil para ela se ela própria participasse.

escova curaprox.png

Atualmente temos uma escova deste género e sentimos que também é fácil para a Clara agarrar.

chicco_banana_Maca.png

Por último, a pasta de dentes para crianças que usamos desde o nascimento são as da Chicco, isto porque a nossa pediatra aconselhou-nos a usar uma pasta com 1000 ppm de flúor. Na altura, como as frutas favoritas da Clara era a maçã e a banana optámos por esta (dura uma eternidade porque basicamente em cada escovagem só é preciso uma dose do tamanho de um grão de arroz), mas atualmente também já temos a seguinte que tem sabor a morango e uma textura mais gel. Em ambos os casos nenhuma delas é preciso enxaguar depois de escovar.

chicco_morango.png

Em suma: o melhor é simplificar e não complicar. Ah, não esquecer que devem lavar os dentes do bebé de manhã e à noite e a primeira consulta com um odontopediatra deve ser feita aos 3 anos.

Graziela

1 comentário

Comentar post