Endógenos em Penela
Fotos: Graziela Costa
Lembram-se do meu post sobre a minha visita a Penela? Bem, finalmente revelo-vos o motivo: fui a um jantar do projeto Endógenos (projeto de promoção em enogastronomia e valorização dos produtos autóctones portugueses). Projeto que já não é desconhecido para quem segue o blogue, pois em março do ano passado fui ao jantar que eles dedicaram ao Carolo.
Desta vez, o Endógenos centrou-se nos produtos da zona de Penela nomeadamente: vinho, azeite, uva, grão-de-bico preto, figos, entre outros. Criando assim, um menu com diversos pratos que vai estar disponível no restaurante D.Sesnando até ao final do mês de outubro. O menu tem um valor de 30€ por pessoa e inclui bebidas. Vamos agora descobri-lo.
O restaurante D.Sesnando é um espaço moderno e tem à disposição dos seus clientes mais de 300 vinhos.
Começámos o nosso jantar na esplanada do restaurante provando algumas bebidas da região como é o caso do gin "Originall", dos vinhos "Prior Lucas" e da cerveja artesanal "Bordallo". Eu gostei especialmente do gin, pois não era muito ácido.
A acompanhar tivemos: nozes, figo passa (são ótimos), mel, azeite de Sicó aromatizado sobre broa da "sogra", Queijo Rabaçal em azeite (é demasiado forte para mim, mas foi apreciado pela maioria dos presentes) e ovos da merenda (espécie de ovos mexidos com chouriça).
Seguiu-se "do campo para a vinha": fígados de aves, lardo, azeite extra virgem, agrião, uva fernão pires, jeropiga, nozes e queijo rabaçal curado. A apresentação do prato estava bastante agradável, mas confesso que foi o que menos gostei, pois odeio fígados. Logo, não posso dizer-vos se estava bom ou mau.
Depois tivemos grão-de-bico preto em couve coração de boi, bacalhau, dobradinha de sames e piso de azeitona de Sicó. Sem dúvida o meu prato favorito deste jantar, pois adoro grão e nunca tinha experimentado esta versão. Para além disso, o bacalhau estava mesmo no ponto. Tão bom que era capaz de repetir!
O prato de carne foi: cabrito, caldeirada, chicharros, nabada e centeio e posso dizer-vos que o cabrito estava bastante tenrinho e todos os ingredientes funcionavam numa bela combinação. Aprovado!
Por último, "são bagos, são grão": uma sobremesa de grão-de-bico preto, abóbora, mel, uva, chocolate e jeropiga para acompanhar. Um autêntico manjar!
De notar que, ao longo deste jantar todos os pratos foram harmonizados com um vinho diferente: um branco da "Casa de Alfafar", um branco "Borracho" e um tinto "Encosta da Criveira.
Em suma: se estiverem perto de Penela experimentei este menu, pois é uma bela forma de descobrir os sabores daquela região.
A Marisa do Sweet My Kitchen e eu