Quais são as melhores caves de Vinho do Porto?
Por ser produzido com uvas do Douro e armazenado nas caves de Vila Nova de Gaia desde o século XVII, o vinho do Porto recebeu o nome pelo qual é hoje conhecido. Contudo, reza a história que foi maioritariamente comercializado por empresas inglesas e escocesas em atividade na região. Ou seja: o Vinho do Porto não é apenas do Porto, mas de todo o mundo!
Apesar do apelo internacional, no entanto, o Vinho do Porto não deixa de ser local. É talvez por isso que, todos os anos, milhões de turistas viajam até ao Porto (e mais concretamente a Vila Nova de Gaia) para ficar a conhecer os sítios onde nasce este delicioso néctar: as mundialmente célebres caves de Vinho do Porto!
Antes de Visitar: Dicas e Cuidados
Antes de ficarmos a conhecer as melhores caves de Vinho do Porto, devemos respeitar algumas dicas e cuidados:
- Reservar com antecedência para garantir o nosso lugar.
- Para evitar multidões ou tours de vinho sobrelotadas, viajem nos dois primeiros meses do ano (é a melhor altura para voar até ao Porto).
- Algumas caves de Vinho do Porto são enormes, por isso escolham roupa e calçado adequados.
- Não exagerem na degustação (não se esqueçam que o Vinho do Porto é uma bebida alcoólica)!
- Se estiverem muito carregados, deixem as vossas malas num depósito de bagagem Bounce para poderem aproveitarem a vossa viagem com mais tranquilidade.
Anotaran tudo? Nesse caso, só resta mesmo descobrir quais são as melhores caves de Vinho do Porto:
Graham's 1890
As icónicas caves de vinho do Porto Graham's 1890 só abrem as suas portas entre as 10 da manhã e as 5 da tarde, mas continuam a merecer a preferência de muitos turistas. Uma das principais vantagens é a versatilidade de soluções: podem optar por marcar uma visita guiada, escolher uma experiência enogastronómica mais curta, ou até mesmo entrar apenas para beber um copo de vinho.
A outra grande vantagem do Graham's 1890 é o Restaurante Vinum, que não só tem uma vista privilegiada para o Rio Douro como um dos menus mais requintados da região—já para não falar da carta de vinhos!
Cálem
As adegas de Cálem merecem estar em qualquer lista das melhores caves de Vinho do Porto e justificam cada vez mais uma visita. São as caves perfeitas para quem sonha em degustar vinho do Porto entre corredores de barris do mesmo. Ainda assim, não são apenas para aficionados de vinho…
Atualmente, existem várias tours de vinho em Cálem que incluem um espetáculo de Fado ao vivo! Por isso, esta é a cave perfeita para levar amigos ou familiares que não se interessam tanto pelo Vinho do Porto em si.
Croft Port
As caves Croft Port aceitam visitas, e são ideais para "nerds" de vinho que estejam à procura de exemplares autênticos de Vinho do Porto. A empresa foi fundada em 1588 e produz desde então algum do melhor vinho do Porto Reserva e Tawnie de que há memória. Para lá das caves, contudo, a Croft Port oferece experiências vinícolas mais densas, incluindo uma imperdível visita à Quinta da Roêda.
A Quinta da Roêda situa-se no coração do Vale do Douro e é o berço do Vinho do Porto da Croft Port. É uma encantadora propriedade onde se podem realizar provas de vinho, workshops, e outras atividades com vista para a emblemática beleza natural do Douro Vinhateiro.
Burmester
As caves Burmester existem há cerca de 300 anos, mas só começaram a mostrar-se ao público mais recentemente. Apesar disso, contam com várias soluções interessantes para turistas fanáticos por vinho, tais como um museu de máquinas de vinificação e um arquivo histórico.
Se nunca visitaram uma cave de Vinho do Porto, talvez as caves Burmester não sejam a escolha mais óbvia. São principalmente recomendadas para pessoas que já estão familiarizadas com a experiência clássica das caves de Vinho do Porto e procuram algo menos turístico.
Porto Ferreira
Com um nome bem português, as caves da Porto Ferreira garantem uma experiência vinícola bem à portuguesa. Desta lista, são provavelmente as caves que mais seguramente oferecem uma degustação clássica de vinho. Contudo, vão mais além, com experiências exclusivas que incluem uma visita dedicada a Antónia Ferreira.
Antónia Ferreira é mais conhecida pela alcunha de Ferreirinha. Casada pelo seu pai com um primo, acabou por assumir o negócio de família (a produção de Vinho do Porto, pois claro!) quando se tornou viúva. Para surpresa de muitos, introduziu inovações comerciais e de produção notáveis que ajudaram a solidificar a Porto Ferreira. Faleceu em 1896, aos 84 anos, e ainda hoje é lembrada como uma das grandes empresárias da história de Portugal.
Compraram Vinho do Porto? Cuidados e Recomendações
Passaram por uma cave de Vinho do Porto e compraram algumas garrafas para partilhar com amigos e familiares? Bem, o Vinho do Porto é uma bebida delicada que exige alguns cuidados, por isso não se esqueçam de:
- Guardar o Vinho do Porto num lugar fresco, escuro, e sem grandes variações de temperatura.
- Armazenar a garrafa numa posição horizontal (para manter a rolha úmida).
Como o Vinho do Porto casa melhor com algumas comidas do que outras, deixo-vos também algumas recomendações gastronómicas:
- Queijo de cabra e Vinho do Porto é uma combinação clássica, mas o Vinho do Porto assenta bem com vários tipos de queijo, como o cheddar envelhecido ou os queijos azuis.
- Se estiverem à procura de uma sobremesa surpreendente e requintada, experimentem Vinho do Porto Tawnie com chocolate preto.
- Para pratos picantes, optem por Vinho do Porto Ruby. Para refeições mais leves, escolham um Tawnie.
- Combinem um Vinho do Porto doce com os frutos secos do Mercado do Bolhão. O meu favorito? Tâmaras!
- Vinho do Porto vintage casa muito bem com sobremesas como pudim, crumble, ou torta de fruta.
Finalmente, não se esqueçam de beber em moderação!