Ser turista na minha cidade - Parte 68 - Experiência Pilar 7 - Ponte 25 de Abril
Fotos: Graziela Costa
Acho que é impossível imaginar Lisboa sem a Ponte 25 de abril, eu pelo menos cresci vendo-a na televisão e quando a vi pela primeira vez pensei "wow ainda é mais bonita ao vivo". Lembro-me também de concorrer para ganhar bilhetes para a meia maratona para poder passar sobre ela, ver aquela vista incrível sobre Almada e Lisboa.
No ano passado, Lisboa deu um passo em frente e criou a Experiência Pilar 7 (a ponte tem 14 pilares), um Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril onde para além de ficarmos a conhecer a sua história podemos ter acesso à melhor vista sob a cidade.
O percurso começa em Alcântara junto às traseiras da Lx Factory, através do percorremos um caminho com placas que nos vão contado a história da construção da ponte, pormenores técnicos, etc. Depois passamos por duas salas interativas, numa podemos ver a maqueta original da ponte e e noutra temos uma projeção com filmes documentais da construção e evolução da Ponte. A seguir apanhamos um elevador e entramos nas salas interiores dos pilares onde podemos ver os cabos de sustentação da ponte e perceber o quão importantes são para que tudo esteja "de pé". A seguir apanhamos outro elevador e vamos diretos ao miradouro instalado mesmo junto ao tabuleiro rodoviário.
A vista de lá é incrível, mas não aconselhável para quem tenha vertigens. Eu por exemplo, não senti medo, mas quando olhava para debaixo dos meus pés sentia-me assim um bocadinho tonta. Ainda assim adorei estar ali a contemplar a paisagem e até vos digo mais podia ficar ali sentadinha a ler qualquer coisa.
Por último e já cá em baixo temos acesso a uma experiência de realidade virtual que nos leva numa inspeção de rotina à Ponte 25 de abril. Três minutos bem interessantes e que nos deixam a pensar que é preciso muita coragem para realizar este trabalho regularmente.
Agora, deixo-vos algumas fotografias desta experiência e se quiserem fazer o mesmo. Podem fazê-lo diariamente das 10h às 18h ( de maio a setembro até às 20h), sendo que, os bilhetes custam 6 euros (existem descontos e isenções vejam aqui).